09 - CURSO DE CALDEIREIRO / ENCANADOR

OBJETIVO: Formar caldeireiros/riscadores para atividades de caldeiraria pesada em construções, refinarias, construção civil, usinas de açúcar, hidrelétricas, termelétricas, usinas nucleares, oleodutos, gasodutos terrestres, entre outras atividades.

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 170 horas. (Turmas semanais e também aos fins de semanas).

TEORIA: Metrologia - Matemática Aplicada - Desenho Técnico - Desenho Geométrico - Classificação dos Aços - Montagem de linha de Tubulação

- Diferencial da PETROSOLDA -

Na PETROSOLDA as aulas práticas são realizadas em nossos laboratórios de corte, soldagem, inspeções e  montagem. Sendo a única empresa no país com este método.

DESCRIÇÃO: São profissionais contratados, capacitados para interpretar a planta (desenhos) e executar os riscos (traçados) nas estruturas-metálicas. portanto, é um profissional indispensável na construção de um grande projeto como por exemplo: plataformas de petróleo, refinarias, petroquímicas, construção naval (navios, rebocadores e submarinos e etc). É esse profissional, que as empresas assim como os soldadores, inspetores de solda, engenheiros, projetistas, entre outros que dá o início praticamente das atividades em estruturas metálicas logo no início dos projetos como: Desenhos, simbologia, metrologia, plano de corte e muitos outros escopos técnicos para o sucesso dos resultados de custo e benefício orçamental de uma obra.

MERCADO DE TRABALHO: Estima-se entre 2 mil à 8 mil vagas de caldeireiros/riscadores no estado do Rio de Janeiro; 1 mil a 1500 no estado de Santa Catarina, 1500 a 2 mil no estado de Pernambuco, 500 a 1200 no estado de Sergipe e em todo o Brasil um total de 10 mil vagas entre 2013 e 2020. Na conclusão deste curso, alem de estar preparado para trabalhar nessas áreas citadas, o aluno irá ter conhecimentos técnicos desenvolvidos em faculdades de engenharia (mecânica, industrial, metalurgia, naval, estruturas-metálicas, produção) calculistas, projetistas, arquitetura e desenhistas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METROLOGIA - MATEMATICA APLICADA - DESENHO TÉCNICO - DESENHO GEOMÉTRICO - 

POLÍTICA & QUALIDADE

Controle de qualidade ( Satisfação do cliente )

Petrobrás, Licitações, Consórcios e Obras - planejamento ( tempo, custos, produção e segurança )

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

Principais Processos de Soldagem por fusão

Corte, calor e desempeno - Terminologia de Soldagem Norma AWS A2.1 - cores de identificação dos cilindros (Gases)

ELETROTÉCNICA BÁSICA

Circuito Elétrico - Tipos de corrente elétrica.

Tensão de circuito de soldagem

Comprimento do arco elétrico.

EQUIPAMENTOS PARA OXI - ACETILENO

Parâmetros dos equipamentos.

Acessórios para corte - Exigências para acessórios de corte

SAÚDE,HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Equipamentos de proteção individual (E.P.I).

Riscos Elétricos

Organização do posto de soldagem - Primeiros socorros

OPERAÇÕES BÁSICAS DE INSPEÇÕES POR ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS, PROCEDIMENTOS & QUALIFICAÇÕES

Líquidos penetrantes.

Partículas magnéticas

Radiografia - Reparos, Contra-Solda